Quatro roubos à mão armada no Delta Tejo

Um cadastrado de 30 anos, com penas de cadeia já cumpridas por crimes de roubo violento e furtos, foi preso pela PSP de Lisboa pela prática de quatro roubos com pistola durante o Festival Delta Tejo (FDT), realizado no passado fim-de-semana no Alto da Ajuda, em Lisboa. Reconhecido por todas as vítimas, aguarda já julgamento em prisão preventiva.
O depoimento das vítimas dos roubos foi, de resto, fundamental na identificação do assaltante violento. Residente no Casalinho da Ajuda, está desempregado e saiu da cadeia há pouco tempo.

No período compreendido entre 2 e 4 de Julho – quando decorreram os concertos do FDT no recinto montado perto do Pólo Universitário do Alto da Ajuda –, o suspeito dedicou-se a estudar a melhor área para proceder aos assaltos.
Aproveitando o facto de todos os concertos do FDT se terem realizado já depois do pôr-do-sol, o assaltante usava a fraca luminosidade do recinto em proveito próprio. A densa área arborizada dava-lhe o esconderijo suficiente para atacar as vítimas, apanhadas sozinhas de regresso às viaturas, ou depois de as estacionarem e começarem a caminhar para o recinto do festival.

Ameaçadas com uma pistola, calibre 6,35 mm, as vítimas eram obrigadas a entregar todos os bens pessoais ao assaltante. Fonte policial disse ao CM que o ladrão terá subtraído principalmente dinheiro, telemóveis e outros objectos – como relógios, leitores de MP3, ou carteiras. A fuga a pé do suspeito ocorria sempre em direcção ao mesmo local: o bairro do Casalinho da Ajuda, onde residia. E este pormenor foi essencial para chegar ao suspeito.
Recolhidas as queixas, a 4ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Lisboa começou a investigação. As quatro vítimas convergiram na descrição do suspeito, permitindo à Polícia conseguir identificá-lo e, com isso, obter mandados de detenção fora de flagrante delito. O assaltante de 30 anos foi preso na quinta-feira à tarde, na zona da Ajuda. Feita uma busca domiciliária à sua residência, foi possível recuperar parte do material roubado e a pistola usada nos crimes. Presente anteontem ao juiz, ficou preso na cadeia de Lisboa.

PORMENORES

LADRÃO VIOLENTO

O assaltante de 30 anos, preso pela autoria dos quatro roubos, é, segundo uma fonte policial, bastante violento, com cadastro por assaltos semelhantes.

DISPOSITIVO PSP

De 2 a 4 de Julho, a 4.ª Divisão da PSP de Lisboa montou um dispositivo de patrulha do exterior e interior do Delta Tejo.
VAGA DE FURTOS VARRE TENDAS DO ALIVE!
Uma vaga de furtos varreu as tendas do Parque de Campismo do Monsanto, em Lisboa. Entre o final da noite de quinta-feira e o princípio da madrugada de sexta registaram-se, pelo menos, quinze crimes do género no recinto, que, devido ao início do festival de música Optimus Alive!, albergava, na altura, mais de cinco mil campistas.

Fonte oficial da direcção do parque de campismo confirmou ao CM a ocorrência dos crimes, mas escusou-se a revelar um número de ocorrências. "Temos segurança interna (feita pela empresa Strong) e, após as queixas de furtos, chamou-se de imediato a PSP", referiu aquele responsável.

Pelo menos 15 campistas apresentaram queixas nas esquadras da PSP do bairro da Boavista e da Serafina. A Divisão de Investigação Criminal investiga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sandro Bala: “Na Margem Sul mando eu” .

Programas para Desbloquear Telemóveis

Volume de Negócios / Empresas de Segurança Privada