Judiciária trava vaga de 21 roubos


Porto: Grupo violento chegou a balear condutor para levar BMW

Gang de três jovens atacava por carjacking e roubou 18 500 euros em estações dos CTT e registos do Euromilhões. Um recebe o Rendimento Mínimo.

Nos últimos dois meses espalharam o pânico pelas estações dos CTT e lojas de registo do Euromilhões, no Grande Porto e em Santa Maria da Feira, onde também realizaram vários carjackings. Atacaram sempre com extrema violência e não hesitavam em disparar – chegaram a balear um condutor durante a tentativa de roubo de um BMW, a 21 de Maio, em Paços de Ferreira. Os três homens, 19, 24 e 26 anos, foram detidos pela PJ do Porto depois de uma série de 21 roubos.

Foram apanhados em bairros sociais de Gondomar e do Porto, onde viviam. Todos eles já tinha sido condenados por crimes de roubo e furto e o mais novo estava a receber o Rendimento Social de Inserção (Rendimento Mínimo). Já recolheram em prisão preventiva.

Só nas estações de correios e nos registos de boletins milionários, o trio roubou cerca de 18 500 euros em apenas dois meses, apurou o CM. O gang actuava sempre da mesma forma. Roubava um carro pelo método de carjacking e assaltava agências do Euromilhões e dos CTT. As viaturas roubadas eram queimadas, após um ou dois assaltos, para não deixar vestígios, e abandonadas.

A série de 21 roubos violentos começou a 26 de Março, com um carjacking a um Mitsubishi na Maia. Logo a seguir roubaram o apuro do Euromilhões, numa papelaria de Rio Tinto, Gondomar. Chegaram a fazer vários roubos no mesmo dia, como aconteceu a 24 de Maio. Começaram o dia com o furto de um Honda em Gaia e, às 10h30, assaltaram os CTT de Vilar do Paraíso. Vinte minutos depois, o alvo era a estação de correios de São Felix da Marinha e, às 11h10, roubaram os CTT de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira. Só nesse dia, o grupo de ladrões arrecadou 3550 euros.
Os três assaltantes actuavam sempre encapuzados e armados com uma pistola 6.35mm. Foram surpreendidos em casa, pelos inspectores da PJ, que recuperaram a arma e 1600 euros ao trio.

PORMENORES
OUTROS SUSPEITOS
Além do trio, detido pela PJ, as autoridades admitem que outros homens poderão ter participado nos assaltos.

CADASTRADOS

O elemento mais novo, de 19 anos, já foi condenado a dois anos e oito meses de pena suspensa por roubo. Os outros já cumpriram pena por furtos.

SETE CARROS

Roubaram quatro carros pelo método de carjacking e furtaram outros três. Tentaram, sem sucesso, roubar um BMW.

NOVE ATAQUES A ESTAÇÕES DE CORREIOS

Entre 26 de Março e 26 de Maio, o gang violento roubou nove estações dos CTT no Grande Porto e em Santa Maria da Feira – metade dos assaltos aos Correios este ano, em todo o País. Em Argoncilhe, na Feira, os três homens atacaram duas vezes: 9 de Abril e 24 de Maio. Só desta estação levaram mais de 2200 euros. Nos últimos dois dias da onda de assaltos, o trio assaltou um total de seis CTT, em Gaia, Santa Maria da Feira , Maia e Porto. Em Nogueira da Maia, as imagens de videovigilância mostram a violência com que actuavam. Além do dinheiro, o grupo também forçava os clientes que se encontravam nas instalações a entregar-lhes telemóveis e notas que tinham na carteira. A 26 de Maio, a série de três assaltos a CTT da Maia levou as estações vizinhas a fechar os postos, por temerem a investida do gang.

TRÊS MIL EUROS DO EUROMILHÕES NUM SÓ AGENTE

Um dos assaltos mais lucrativos para o grupo agora detido pela Judiciária do Porto foi no minimercado Karnel, que é também agente do Euromilhões, em São Pedro da Cova, Gondomar, a 09 de Abril.

Eram 19h20 quando dois encapuzados estacionaram à frente do minimercado uma carrinha Lancia Lybra, roubada pelo método de carjacking, às 08h30, na Maia. 'Ia a entrar quando vi um encapuzado. Fugi para o outro lado da rua', disse na altura ao CM Palmira Silva, a mãe da gerente do estabelecimento, de onde levaram 3000 euros. No mesmo dia, já tinham assaltado os CTT de Argoncilhe, na Feira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sandro Bala: “Na Margem Sul mando eu” .

Programas para Desbloquear Telemóveis

Volume de Negócios / Empresas de Segurança Privada