PSP e GNR vão cobrar por mais serviços. Abrir portas é um deles

A nova tabela de preços foi ontem publicada em Diário da República e entra hoje em vigor.

O aumento do número de pedidos à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Polícia de Segurança Pública (PSP) por parte da população, nas mais diversas áreas, desde a cedência de animais, à abertura de portas, até às várias prestações de serviço que acrescem a necessidade de meios humanos, levaram à revisão de preços de diversas atividades.

Os novos valores publicados ontem em Diário da República, e que hoje entram em vigor, são os custos “a cobrar pelas forças de segurança como contrapartida da prestação de serviços e das atividades especialmente desenvolvidas em benefício das entidades requisitantes”.

Já ontem lhe tínhamos dado conta de que a cedência de animais das forças policiais passará a ter um custo de 75 euros por dia para o caso dos cães e de 100 euros para os cavalos.

Mas há mais. Passa, por exemplo, a haver preços definidos para a comparência e presença em ato de abertura de porta por facto imputável ao requerente, excluídos os casos de manifesta urgência e necessidade.

No que toca a veículos, o aluguer de um ligeiro ou motociclo passa a custar 20 euros diariamente, enquanto um pesado fica-se pelos 40 euros. As armas e acessórios destinados a museus públicos ou privados, investigação científica ou industrial e utilizações em realizações teatrais, cinematográficas ou outros espetáculos de natureza artística, de reconhecido cultural têm um custo por dia de 15 euros.

Outros equipamentos, como fardamento custam 40 euros por dia e grades, por exemplo, ficam por 2,50 euros por unidade a cada 24 horas.

No caso das prestações de serviços, PSP e GNR passam a cobrar 102 euros pelas atividades como perícias, exames ou recolhas no local; atos periciais de natureza urgente e ainda por cada relatório preliminar dos casos acima referidos.

No documento disponibilizado em Diário da República poderá ver os preços de todos os serviços praticados pela GNR e PSP.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sandro Bala: “Na Margem Sul mando eu” .

Programas para Desbloquear Telemóveis

Volume de Negócios / Empresas de Segurança Privada