Proteja-se contra os carjackers

Não é só ter um carro topo de gama que atrai a atenção dos carjackers. Parecer distraído também pode facilitar a ocorrência do carjacking.




Siga os nossos conselhos e garanta a sua segurança.



1 – Seja discreto. Atrair atenção para si, especialmente em bairros perigosos, irá torná-lo um alvo para os carjackers. Não oiça música alta no carro, caminhe de cabeça baixa e de forma decidida.



2 – Esqueça as faróis azuis (conhecidos por “xenon”) e os acessórios mais sofisticados. Claro que sabe bem conduzir um bom automóvel, mas a verdade é que são os que atraem mais atenções. Se tiver um automóvel topo de gama, tente passar despercebido, conduzindo a velocidades moderadas e não aplicando acessórios que dêem nas vistas.


3 – Escolha as estradas mais seguras. Há quem prefira atravessar bairros perigosos para poupar 10 minutos de viagem, ignorando o perigo que representam essas zonas. Prefira as estradas com mais movimento e policiamento, mesmo que demore mais tempo a chegar a casa.




4 – Tudo fechado. Certifique-se que tem as portas e janelas fechadas quando passar por locais perigosos.

7 dicas para evitar o Carjacking
 
Apesar de se ter verificado uma redução de casos de carjacking no ano passado, em cerca de 30 por cento, os jornais ainda nos dão conta de ocorrências todas as semanas. O Ministério da Administração Interna prometeu abrir concursos para a PSP e a GNR, mas só para 2011. Assim, cabe ao condutor aprender a proteger-se, para evitar este tipo de crime.




Conheça 7 dicas anti-carjacking e proteja-se contra este crime



1 – O carjacking tem dois palcos principais: a estrada, nos semáforos e nos sinais de STOP, e em parques de estacionamento. A maioria dos casos ocorre nos parques, tanto de centros comerciais como de habitações. Assim, aconselha-se atenção máxima nestes locais.



2 – Não ofereça resistência a carjackers. Entregue o carro pacificamente e afasta-se. Normalmente, este tipo de criminoso não actua sozinho, por isso tente não criar problemas.



3 – Mantenha-se atento. Quando for estacionar, ou se aproximar de locais de paragem na estrada, reduza o volume do rádio e largue o telemóvel. A maior parte de casos de carjacking ocorrem devido a distracção por parte dos condutores. Os carjackers escolhem sempre as vítimas mais fáceis.



4 – Procure sempre estacionar em locais seguros, mesmo que sejam longe de casa. Prefira locais iluminados e com movimento. Evite lugares apertados, que possam impossibilitar a sua fuga em caso de perigo.



5 – Depois de estacionar, não se demore no carro. Saia no momento e desloque-se por zonas bem iluminadas e com movimento. Caminhe perto de outras pessoas, se puder.



6 – Quando voltar para o carro, repita o mesmo processo, mas com as chaves na mão. Entre no carro, feche as portas e arranque.



7 – Quando parar em semáforos ou sinais de STOP, mantenha distância dos outros carros, para que possa afastar-se facilmente em caso de perigo.

O que fazer no caso de ser vítima de Carjacking
 
Um dos pontos mais importante do carjacking e que ainda não tinha sido abordado no nosso site, será o que fazer no caso de sermos vítimas de carjacking. Ficam aqui alguns pontos que deveremos ter em conta:




■Na maior parte dos casos, os assaltantes estão apenas interessados no veículo, por isso:

■Tente manter a calma. Não olhe fixamente para o assaltante por forma a que pareça agressivo para evitar que ele utilize violência;

■Não resista, deixe o veículo livremente;

■Ouça com atenção as indicações que lhe são dadas;

■Não faça movimentos bruscos ou repentinos que possam indicar ao assaltante que pretende resistir ou atacá-lo;

■Mantenha as suas mãos à vista, avisando antecipadamente o assaltante de todos os movimentos que vai fazer;

■Alerte o assaltante que existem crianças presentes. Este pode centrar-se no condutor e não se aperceber que existem crianças.

■Na maior parte das vezes é provavelmente mais seguro deixar o veículo ao assaltante
 
Em primeiro lugar − Segurança:




■Tenha sempre consigo o telemóvel;

■Vá imediatamente para um local seguro.

Em segundo lugar − Relatar o crime:



■Contacte as autoridades através do 112;

■Descreva o sucedido,

■Descreva os assaltantes. Tente lembrar-se do sexo, raça, idade, cor do cabelo e dos olhos, roupa e outros sinais característicos;

■Descreva o veículo do assaltante. Anote a matrícula, se possível, a cor, marca, modelo e ano, assim como outras marcas e características.
 
Os 12 pontos que deve ter em conta
 

1. Ao aproximar-se do veículo, deve ser prestada a máxima atenção a tudo o que o rodeia. Se forem observadas pessoas ou viaturas suspeitas, não deve dirigir-se para a mesma mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais.




2. Para estacionar o veículo deve observar-se o referido no ponto anterior, tentando ainda, sempre que possível, evitar estacionar em locais ermos e/ou com fraca iluminação.



3. Sempre que possível, deve ser evitado demonstrar a intenção de entrar ou sair do veículo, não devendo ser exibidas as chaves ou o controlo remoto do mesmo.



4. Deve sempre conduzir com as portas fechadas e os vidros da viatura subidos.



5. Se tiver telemóvel, tenha a garantia que tem a bateria carregada e leve-o sempre consigo.



6. Preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue via 112.



7. Procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-á espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade.



8. Se for abordado por um ou mais indivíduos estranhos e suspeitos procure fugir com a viatura e utilize os sinais sonoros para atrair atenções.



9. Em algumas das situações os suspeitos de carjacking podem dar um pequeno toque na sua viatura (simulação de colisão). Caso isto aconteça, e não se sinta seguro no local onde se encontra, não sai da viatura para inspeccionar os danos. “Procure, caso a colisão seja mínima, sair de imediato do local, ligue as luzes de emergência da sua viatura (“piscas”) e conduza de modo seguro até uma estação de combustível ou até uma esquadra de polícia ou outro local onde se sinta em segurança.



10. Podem haver situações em que os suspeitos lhe fazem sinais alertando-o para um qualquer falso problema na sua viatura (pneus, portas, etc.). Nestes casos, procure certificar-se se o problema realmente existe num local onde se sinta seguro.



11. Se for vítima de carjacking não resista. Logo que possível , e em segurança, ligue via 112 e procure auxílio.



12. Procure, na medida do possível, memorizar todas as características fisionómicas dos suspeitos, tipo de roupa que vestem, meios utilizados, pronúncias, sotaques, viaturas em que seguiam, etc

 
Reduza o Risco de se tornar uma Vítima de Carjacking
 

Hoje em dia já existem medidas e atitudes que podem reduzir o risco de se tornar uma vítima de carjacking sendo elas: - Como medida de auto-protecção já pode adquirir em varias lojas equipamentos para a sua viatura ou respectivos serviços complementares de protecção, nomeadamente existem no mercado várias soluções com soluções que apresentam serviços de geolocalização e imobilização do automóvel, sistemas de alerta e alarme que funcionam por GPS/SMS ou chamada de voz. Estes sistemas podem ainda estar ligados a centrais ou a centros de contacto, com diversas funcionalidades;




- Esteja atento e alerta ao ambiente que o rodeia;



- Nunca fique dentro do carro estacionado num local vulnerável;



- Não coloque no seu carro autocolantes que possam identificar onde mora, ou os locais que frequenta. Essa informação pode ser usada contra si;



- Para evitar outros roubos que se seguem ao carjacking, separe as chaves do seu carro das de sua casa e do trabalho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sandro Bala: “Na Margem Sul mando eu” .

Programas para Desbloquear Telemóveis

Volume de Negócios / Empresas de Segurança Privada